Advérbio
Gurtinho dançou.
Gurtinho dançou muito ontem.
O que é um ADVÉRBIO?
Segundo a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos P. Cegalla:
“É uma classe de palavras que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.”
Exemplos iniciais:
O navio chegou.
O navio chegou ontem.
Percebe-se que a adição de uma mínima palavra acrescentou uma circunstância de tempo, logo, "ontem" é um advérbio de tempo.
Paula jogou.
Paula jogou bem.
A palavra "bem" acrescentou na oração uma informação de como o sujeito que jogou se saiu na suposta partida, o modi- ficou a ação de Paula. Logo, bem é um advérbio.
*Estes foram exemplos apenas de iniciação de assunto, no prosseguir serão expostos exemplos de maior complexidade, para uma melhor preparação para os vestibulares.
Classificação dos Advérbios
Para classificar advérbio tem que ir de acordo com o sentido que exprimem e circunstância que acrescentam ao verbo a que se re- fere. Ou seja, basta identificar a ideia que ele passa na oração. Os advérbios se dizem:
Afirmação
Sim, certamente, decerto, certo, realmente, efetivamente.
Dúvida
Acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, talvez, quiçá, será.
Intensidade
Assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco, demasiado, tão.
Obs.: Só os advérbios de intensidade é que podem também modificar adjetivos e advérbios.
Exemplos
A prova foi muito difícil.
Gustinho é tão fofo.
Lugar
Abaixo, debaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, al- gures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aquém, atrás, cá, dentro, em- baixo, externamente, lá, longe, perto, detrás, aonde, onde, defronte, além, acolá, fora, adiante.
Modo
Bem, mal, assim, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debal- de (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, sobretudo, sobremodo, sobremaneira, quase, principalmente, bondo- samente, generosamente, cuidadosamente
*Foi dado destaque ao sufixo –mente, pois muitos advérbios de modo terminam com esse sufixo.
Negação
Não, tampouco (= também não).
Tempo
Afinal, agora, amiúde (da expressão a miúdo - Repetidas ve- zes, frequentemente, a miúdo), ontem, hoje, amanhã, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, então, ora, entrementes (enquanto isso), imediatamente, outrora, primeiramente, pri- meiro, tarde, provisoriamente, sucessivamente, já, doravante, logo, nunca (é de negação também), sempre, ainda, antiga-mente, dantes.
Locuções adverbiais
São expressões que tem sentido e função de advérbio, seria o ad- vérbio composto por mais de uma palavra.
As locuções adverbiais são classificadas tais quais os advérbios, de acordo com a circunstância que exprimem: de modo, de lugar, de tempo, etc.
Exemplos de locuções
às vezes, às claras, à esquerda, à direita, ao fundo, à distân- cia, ao vivo, a pé, às pressas, de repente, de súbito, por den- tro, por fora, por perto, de propósito, com clama com certeza, sem dúvida, de propósito, lado a lado, passo a passo, ao longo.
Exemplos de frases
O professor saiu às pressas.
(Circunstância de modo)
Ficaremos por aqui nestes próximos dias.
(Circunstância de lugar)
Com certeza não participarei de todos os eventos.
(Circunstância de afirmação)
Isso é tudo, agora basta exercitar o que foi estudado. E é impor- tante frisar que este assunto cai nos vestibulares mais incluído na sintaxe, onde são nomeados como adjuntos adverbiais, se você absorveu bem o que foi passado, não terá problema com esse ter- mo da oração.